RECUPERAÇÃO ATIVA – Uma excelente maneira de aumentar a intensidade do seu treino.

Recuperação Ativa (R.A.), já ouviu falar?
Hoje em dia está muito na moda os treinos de alta intensidade, sem intervalo entre as séries ou inserindo uma recuperação ativa (algum exercício que promova aumento de frequência cardíaca), para otimizar o gasto calórico do treino.
Realmente é um estilo de treino muito funcional ( que eu particularmente uso muito com meus alunos), mas alguns cuidados devem ser tomados. Veja o que diz o Best Trainer Mario Xuxa:
– Se você está iniciando um programa de treinamento, vá com calma, respeitando seus limites e evoluindo gradativamente.
– Cuidado com os exercícios pliométricos (saltos) ou de muita explosão muscular; os músculos se desenvolvem ou se adaptam aos estímulos mais rapidamente que os tendões e ligamentos.
– Use o bom senso e não se compare com seu vizinho de treino…cada pessoa é única e cada metabolismo responde de forma única. Paciência e perseverança!
As R.A. (recuperação ativa) podem variar de duração, dependendo do condicionamento físico de cada um, assim como o objetivo do treinamento, podendo durar de 20 segundos até 3 minutos.
Tomemos como exemplo a aplicação de recuperação ativa em um treino voltado para perda de gordura e definição muscular:
Ao final da primeira bateria de exercícios, uma R.A. de 30 segundos e ao final da segunda bateria de exercícios, uma R.A. de 2 minutos. Repetir essa sequência ao longo das demais baterias.
Alguns exemplos de Recuperações Ativas:
Polichinelo – Saltitos no lugar – Burpees – Corrida – Step – Pular corda – Escadas – Transport – Tiros…
Otimize seus treinos! Acelere seu metabolismo! Melhore seu condicionamento físico!
Para mais matérias sobre Treinamento, Nutrição, Atividade Física e Bem Estar, acesse
http://besttrainersclub.com.br/